As concepções e práticas pedagógicas de EDUCAÇÃO PELA ARTE encontram a sua génese no pensamento filosófico de Platão e de Aristóteles na Grécia Antiga e, posteriormente, nas ideias emergentes e irradiantes do Renascimento Italiano. Em ambos os espaços e culturas, a Arte é considerada uma via privilegiada de acesso ao Homem e à Educação da sua sensibilidade profunda. Mais modernamente, no pós-II Guerra Mundial, com a Carta dos Direitos Humanos e, simultaneamente, com a criação da Organização das Nações Unidas, a busca de novos caminhos para a Educação sublinha, de novo, a aspiração do Homem livre, sensível e criativo, enquanto Sujeito central dos processos educacionais. Herbert Read, crítico inglês de Arte e estudioso da Educação, interpreta e propõe a matriz orientadora do que significa uma EDUCAÇÃO PELA ARTE moderna centrada no SER. Assim, a disciplina procura pontuar e discutir alguns dos elementos mais inspiradores e significativos do contributo da EDUCAÇÃO PELA ARTE.
quinta-feira, 13 de março de 2008
A arte deve ser a base da educação.
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