terça-feira, 18 de março de 2008

Protagonismo juvenil

O que é ser um jovem protagonista? Numa fase de tantas pressões e conflitos, também é possível se importar com a sociedade, embora nem todos os jovens percebam o potencial que têm em suas mãos. Justamente por estar enfrentando um período difícil, o jovem protagonista é alguém especial, porque acredita numa sociedade melhor e até sonha com um mundo perfeito.
O protagonismo juvenil pode e deve se tornar uma "corrente de energia", porque a tendência é que esse movimento cresça e seja propagado. O jovem protagonista é aquele que molda o mundo a cada instante e cria idéias para melhorá-lo - seja na sua casa, na comunidade, na escola, no trabalho - e sua atuação pode atingir grandes proporções.
Muitas vezes, o protagonista é discriminado pela sociedade, enquanto deveria ser incentivado a continuar propagando esse pensamento. O comportamento mais esperado de um adolescente é de uma figura revoltada e incapaz de tomar atitudes coerentes. Então, quando alguém tenta mostrar uma realidade diferente, é separado do grupo, sendo que deveria ser totalmente ao contrário.
Cabe a todos valorizar as ações protagonistas, na tentativa de que com o tempo "não existam mais jovens protagonistas", justamente porque ser participante e solidário tornou-se algo normal. Ou seja, o objetivo do protagonismo juvenil é que, com o tempo, exista uma onda de cidadania que faça de todos cidadãos atuantes em nossa sociedade.
Patrícia Osandón Albarrán*
* Estudante, trabalha como voluntária na ANDI.

Um comentário:

Cidadão06 disse...

Nós achamos que o jovem protagonista tem se esforçado bastante,para melhorar a sociedade e o mundo.
E como cidadãos devemos ajudar incentivando projetos, participando de varias atividades em conjunto, e da comunidade.
O jovem de hoje precisa ser incentivado para varias questões da nossa sociedade,como sáude, educação e cidadadania pois assim teremos um Brasil melhor.

Escola Estadual Francisco Escobar
Naiara aparecida Negrini
Patricia Moraes
Milene Cristina Guimarães
Poços de Caldas